Melhores posts de 2012

Veja a compilação dos melhores posts publicados no Facebook em 2012 com trechos de autores interessantes, selecionados pela Formação Freudiana.
Continue lendo ->

Entrevista com Jean-Bertrand Pontalis

Leia a entrevista com Jean-Bertrand Pontalis para a revista Veja.
Continue lendo ->

Programação de atividades no 1º semestre de 2013

A Formação Freudiana recomeça suas atividades em março de 2013.
As inscrições estão abertas para a Formação em Psicanálise, assim como para as Atividades e Cursos Eletivos.
Continue lendo ->

2º semestre – Encontros da Clínica da Formação Freudiana

Atividade restrita aos membros – titulares e em formação – para discussão e implementação da Clínica da Formação Freudiana na Unidade Barra da Tijuca. Esses encontros têm por finalidade a produção de eventos clínicos, estudo teórico e supervisão compartilhada, como parte do acompanhamento e orientação aos membros em processo de formação.

(Quinzenal)
Coordenação: Conselho de Coordenação da Clínica da Formação Freudiana
Horário: quinta-feira, das 18h30min às 20h.

Grupo de estudo – Nietzsche e a Psicanálise

Nietzsche é um autor que tem sido sistematicamente ignorado pela Psicologia, e pela Psicanálise, senão na teoria, ao menos na clínica e nas práticas psicoterapêuticas. Em uma época em que a medicalização da alma e do corpo têm sido uma prática contumaz e feroz, e a dor é logo tratada em seus efeitos sem se investigar suas causas, torna-se uma necessidade imperiosa, e, sobretudo urgente trazer à luz conceitos por demais relevantes da obra de Nietzsche que, no mínimo podem, e devem fornecer um instrumental teórico-prático para os psicanalistas disporem de um acervo rico em conceitos que, abordados devidamente darão uma nova e generosa visão para analisar aquilo que se constituiu como o humano.
Nosso curso visa sobremaneira instigar os atuais e futuras pessoas que pensam em trabalhar com a complexidade da investigação daquilo que se denominou por Freud como o aparelho psíquico. Este curso pretende trazer à superfície conceitos de suma importância para a Psicanálise tais como: vontade, memória, ressentimento, consciência e má consciência, inconsciente, corpo e suas potências, dor e alegria. Temas que não podem ser ignorados pela Psicanálise já que são alguns dos temas cruciais de que trata a Psicanálise. Por isso mesmo tal curso trará como o interlocutor-mor com Nietzsche, Freud, estabelecendo um diálogo, mas antes de tudo um diálogo forte, por vezes ruidoso. Muitas vezes com puro confronto como deve ser qualquer diálogo que visa brotar uma nova fonte de saber.

 

Coordenação do Psicanalista Deivy Frajman
Horário: Quinta-feira, das 20h às 21h30
Local: Av. das Américas, 500, Bl.21 loja 143 – Barra da Tijuca

INSCRIÇÕES e INFORMAÇÕES: (21) 2266 6020 /  3300 3176  /   8056 6208.

Grupo de Estudo – Sandor Ferenczi: Teoria, Técnica e Clínica

O psicanalista húngaro Sandor Ferenczi (1873-1933), foi um dos mais importantes colaboradores junto à Freud na constituição da Psicanálise. Seu legado introduziu conceitos, idéias e experiências que permitiram, desde o início, ampliar o espectro de atuação do psicanalista. Com Ferenczi, a clínica psicanalítica acolheu e problematizou de forma insistente as chamadas “neuroses narcísicas”, fato que permitiu ampliar os limites da técnica e rever o alcance do conceito freudiano de transferência. A psicanálise ferencziana pensou de maneira nada asséptica a relação entre psicanalista e psicanalisando de forma a evadir as fronteiras entre mestre/discípulo, sujeito/objeto, verdadeiro/falso. Ferenczi problematizou o tempo das análises, sua finitude ou não, criou novas formas de intervenção distantes do modelo da hegemônica interpretação simbólica freudiana e levou até às últimas consequências a idéia de um inconsciente marcado pelo impacto da relação entre psicanalista/psicanalisando (adulto/criança). A pulsão de morte ganhou, em sua obra, estatuto fundamental para o entendimento do psiquismo. O curso abordará os principais conceitos trazidos por Ferenczi (Introjeção/projeção, hipnose materna/paterna, simbolizações, técnica ativa, neocatarse, “sentir com”, trauma e análise mútua) assim como indicará sua influência junto a psicanalistas como Melanie Klein e Jaques Lacan. Discutir as idéias de Ferenczi junto ao pensamento e prátcas psicanalíticas contemporâneas será, também, um dos interesses deste curso.

Coordenação: Carlos Mario Alvarez
Horário: segunda-feira, das 20h30 min às 22h
Local: Av.das Américas, 500, Bl.21 loja 143 – Barra da Tijuca

Início: 11 de março

 

Módulo – Seminário sobre a Técnica Psicanalítica

Pretendemos, no segundo semestre de 2017, continuar a leitura do livro de Tayla Candi – O Duplo Limite: O Aparelho Psíquico de André Green. Nosso intuito é o de finalizar a primeira parte, mais voltada para a história da Psicanálise e entrarmos na segunda parte, em que a autora aborda mais diretamente a obra de Green e a clínica psicanalítica. Como bem enfatizou Luís Cláudio Figueiredo em seu prefácio: “(…) é preciso ler do início ao fim e com atenção o texto para apreciarmos o quanto esses dois eixos [o histórico e o clínico] se cruzam e entrelaçam (…).” Pg. 13.

 
 

Coordenação: Dr. Hélcio Aranha – (Psicanalista Titular da Formação Freudiana, Doutor em Teoria Psicanalítica) com a colaboração dos Membros Titulares: Andrea Junqueira, Alexandre Costa, Carlos Mario Alvarez, Luiza Atalia Fontes e Marcelo Cobucci.
Horário: Terça-feira, das 20h30 às 22h (com exceção da última terça-feira do mês)
Local: Av. das Américas, 500 , Bl.21 loja 143 – Barra da Tijuca

 

2º semestre – Grupos de Estudos

Visa a leitura e a discussão dos textos da obra freudiana e outros autores, considerando a dinâmica e temporalidade especifica do grupo constituído durante o semestre.
Coordenação: membros titulares da FF
Local e horário: combinados com cada coordenador.

Módulo – Encontros da Clínica da Formação Freudiana

Atividade restrita aos membros – titulares e em formação – para discussão e implementação da Clínica da Formação Freudiana na Unidade Barra da Tijuca. Esses encontros têm por finalidade a produção de eventos clínicos, estudo teórico e supervisão compartilhada, como parte do acompanhamento e orientação aos membros em processo de formação.

 

 

COORDENAÇÃO: Karen Figueiredo (Psicanalista Titular da Formação Freudiana) e Ricardo Parente de Melo (Psicanalista Titular da Formação Freudiana).
DIA E HORÁRIO: Terças-feiras, das 17h30 min às 19h (Quinzenal)
LOCAL: Av.das Américas, 500, Bl.21 loja 143 – Barra da Tijuca

Módulo – Mobilização Clínica III

A dinâmica deste trabalho segue os princípios teóricos e clínicos da prática da Mobilização Clínica, criada por Chaim Katz, desde a fundação da Formação Freudiana. A experiência inclui a participação de todos os membros presentes no grupo.

 

COORDENAÇÃO: Alexandre Costa, Andréa Junqueira, Atalia Fontes, Cynthia Baldi, Débora Dantas, Maria Cecília Cury, Marina Soares, Monica Donetto, Monica Messina, Ricardo Parente, Rita França, Ronaldo Cunha e Suzana Nolasco.

HORÁRIO: Terça-feira, das 17h30 às 19h (Quinzenal)
LOCAL: Av. das Américas, 500 , Bl.21 loja 143 – Barra da Tijuca

Nossa Página no Facebook

Telefones:
Barra {21} 3149 3375
Ipanema {21} 2266 3300

Barra da Tijuca
Av .das Américas , 500 / Bloco 21 / loja 143.
Downtown

Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 111/ sala 213.

 

Desenvolvido por O Tao do site