I Fórum Psicanálise, Educação e Educação na Psicanálise

O I Fórum Psicanálise, Educação e Educação na Psicanálise tem como objetivo articular Psicanálise e Educação. Discutir – à luz da Psicanálise e da Filosofia – questões da contemporaneidade que atravessam a educação e residem além dos portões escolares. Uma ocasião para pensar sobre a criança e suas famílias; a criança e a escola; a criança e as novas formas de subjetivação.
Continue lendo ->

Módulo – Introdução a Lacan

Com Freud e Lacan, percorreremos os conceitos fundamentais da psicanálise, a partir da clínica da drogadicção. Partiremos de casos e fragmentos clínicos, naquilo que estes ilustram e ensinam a teoria. Além de conceitos e casos, utilizaremos filmes, literatura e debates para demonstrar prática desta clínica, assim como, suas especificidades.”

 
Bibliografia Básica: Freud, S. Recordar, Repetir e Elaborar (1914); Freud, S. Pulsão e seus Destinos (1915); Freud, S. Além do Princípio do Prazer (1920); Freud, S. O Mal-estar na Civilização (1930); Lacan, J., O Seminário 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise (1964)

 

Coordenação: Susan Guggenheim (Psicanalista Membro da Formação Freudiana).
Horário: Quinta-feira, das 15h30 às 17h (semanal)
Local: Av. das Américas 500, Bl.21 loja 143 – Barra da Tijuca

 

Módulo – Sexualidade

Dando continuidade a programação, neste semestre faremos um recorte sobre o tema da Sexualidade em Freud, a partir dos textos “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905)” e “Pulsões e seus Destinos” (1915) que serão acompanhados criticamente pelos trabalhos dos autores: Michel Foucault (História da Sexualidade. Ver Ernani Chaves – Cap. II Sexualidade e Poder, A Psicanálise em A Vontade de Saber. Foucault e a Psicanálise -), Jurandir Freire Costa (A comédia do demônio sexual in “O vestígio e a aura. Corpo e consumo na moral do espetáculo” – 2004/Ed. Garamond) e André Green (A sexualidade tem algo haver com a psicanálise ?” in “O Processo Analítico” Ed. Escuta).

As aulas começarão no dia 15 de julho com Andréa Junqueira nos provocando ao tema “Sexualidade entre nós”, desdobramento de sua recente apresentação na Livraria da Travessa. Seguirá com Monica Messina que trabalhará os “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade”. Na sequência estaremos com Maria Cristina Ramalho nos guiando pelo texto de Freud “Pulsões e seus Destinos”. Alexandre Costa apresenta o texto de André Green “A sexualidade tem algo haver com a psicanálise?”, que pergunta sobre a presença necessária da sexualidade na psicanálise. Seguimos com Hélcio Aranha que nos traz a posição de Jurandir Freire Costa em “A comédia do demônio sexual”, diferente daquela abordada pelo Green e por fim Michel Foucault com a “História da Sexualidade”, que será trazido pelos colegas Ricardo Parente e Ronaldo Cunha.

Ao todo serão em torno de 20 aulas, distribuídas entre os professores. Importante ressaltar que o nosso percurso será o de uma aproximação do conceito em Freud contemplando seus desdobramentos diferenciais trazidos pelos autores acima citados.

 

Coordenação: Alexandre Costa, Andréa Junqueira, Hélcio Carvalho Aranha, Maria Cristina Ramalho, Mônica Messina, Ricardo Parente e Ronaldo Cunha.
Horário: terças – 19 às 20:30
Local: Av. das Américas, 500 , Bl.21 loja 143 – Barra da Tijuca

Início: 15 de julho

Samanta Obadia participa do I Fórum Psicanálise, Educação e Educação na Psicanálise

O I Fórum de Psicanálise e Educação da Formação Freudiana colocará em pauta importantes discussões presentes na sociedade atual, onde a psicanálise e a educação serão pensadas em lugares que se comunicam. Continue lendo ->

Prelúdio a uma psicanálise do futuro: Freud e Nietzsche

O livro “Prelúdio a uma psicanálise do futuro: Freud e Nietzsche”, do Psicanalista Deivy Frajman, encontra-se à venda na FF Barra.
Continue lendo ->

“Crack – A droga da morte?” por Cynthia Baldi

O governo e a mídia que, antes apenas criminalizavam os usuários, passaram a tratar a questão como um problema de saúde pública. O que poderia, num certo sentido, se configurar enquanto um avanço no que concerne às “políticas de redução de danos” se transformou em mais uma ferramenta de exclusão social.
Continue lendo ->

Nossa Página no Facebook

Telefones:
Barra {21} 3149 3375
Ipanema {21} 2266 3300

Barra da Tijuca
Av .das Américas , 500 / Bloco 21 / loja 143.
Downtown

Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 111/ sala 213.

 

Desenvolvido por O Tao do site