Sociedade de Psicanálise no Rio de Janeiro     •      Telefones: Barra da Tijuca {21} 3149 3375      Ipanema {21} 2266 3300

Blog

Palestra com o psicanalista Carlos Mário

sexta-feira, 24 agosto , 2012

A Criança do Marketing – A “Confusões de línguas” ferencziana revisitada.
Palestra aberta com o psicanalista Carlos Mário.

 

data: 30 de agosto
horário: 20 h e 30 min
local: Rua Visconde de Pirajá,111 sala 213 – Ipanema. Rio de Janeiro, RJ.

 

Entrada franca. É necessário increver-se através do telefone (21) 22663300 – falar com Lúcia.

 

Carlos Mario Alvarez
Psicanalista
Membro Fundador da Formação Freudiana
Doutor em Literatura, Puc-Rio

 

Passados oitenta anos da edificação da teoria ferencziana sobre o trauma, pode-se perceber que sua concepção sobre a “Confusão de Línguas” e o efeito devastador da imposição do mundo passional do adulto sobre a criança continuam a operar de forma atualizada na cultura.

A figura ferencziana do adulto invasor, hoje em dia é também encarnada por grande parcela da industria de entretenimento que, de forma voraz e implacável elegeu as crianças de 0 a 12 anos como alvo principal para suas ações de marketing. Descobriu-se que é importante levar a injunção publicitária já no berço. As crianças são tratadas como consumidores reais e devem ser cooptadas desde o primeiro momento de suas vidas de maneira que se habituem ao vício do consumo compulsivo.

A partir desta formação da cultura, o erotismo infantil é obrigado a fabricar um corpo-prótese que suporte o continuado e maníaco assédio dos multiplos produtos e linguagens oferecidos pelo marketing de maneira que mantenha-se vivo.

Nosso trabalho tem por objetivo levantar e responder os seguintes tópicos: 1) É possível compreender aspectos da psicopatologia infantil contemporânea, sob o signo da “compulsão” como defesa (mal sucedida) frente aos excessos invasivos provenientes do assédio voraz da indústria de marketing. Soma-se a isso a postura passiva-adicta dos próprios pais que agem como multiplicadores do trauma. 2) A “Confusão de Línguas” dessa forma atualizada explica como o processo de formação psíquica passa sempre pela dominação e imposição do mundo erótico adulto sobre a experiência corporal infantil. 3) Quanto à função do psicanalista, caberia ainda a proposta ferencziana de reparo visando o “perdão mútuo” e a diminuição da “Confusão” assim como um trabalho de suporte à introjeção do inevitável advento do trauma?

 

Assuntos Destaques Home, Eventos, Formação, Novidades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem Somos

Artigos

Livros

Links

Contato

Rio de Janeiro

Barra da Tijuca
Av. das Américas, 500
(Downtown) Bloco 21 / loja 143.
Telefone: {21} 3149 3375

Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 111/ sala 213.
Telefone: {21} 2266 3300

 

Instituição Psicanalítica fundada em 1992

© 2014 Formação Freudiana - formação em psicanálise | Web design: O Tao do Site