Sociedade de Psicanálise no Rio de Janeiro     •      Telefones: Barra da Tijuca {21} 3149 3375      Ipanema {21} 2266 3300

Blog

Reflexões sobre gênero em Freud e Judith Butler: um diálogo possível? – Por Alan Bronz

segunda-feira, 21 novembro , 2016

Texto apresentado por Alan Bronz durante o evento Clínica Psicanalítica: desafios contemporâneos, na Formação Freudiana Ipanema, em Novembro de 2016.

 
Resumo:
 

Desde que Freud publicou os Três Ensaios sobre a Sexualidade até os dias atuais, as investigações e discussões sobre como as pessoas se relacionam sexual e amorosamente avançaram tentando acompanhar as mudanças vividas nesta área. Atualmente Judith Butler, filosofa americana, desponta com uma das grandes autoridades no assunto. Suas ideias relacionadas a Teoria Queer são referências para todos aqueles que desejam se aprofundar nos estudos sobre gênero.
 
A proposta deste trabalho é o de confrontar, em caráter preliminar, a concepção sobre sexualidade em Freud e Butler, tentando identificar onde existe possíveis convergências e onde ambos pensamentos se tornam irreconciliáveis. A tarefa não é fácil, uma vez que a Psicanálise de Freud e as reflexões de Butler se inscrevem em diferentes momentos paradigmáticos dentro das disciplinas humanas. Apesar de ambos concordarem com o caráter central da sexualidade para compreensão do comportamento e sociedade, o primeiro estabelece as fases inicias do desenvolvimento psíquico como determinante para as posteriores identificações com os diferentes “papéis de gênero”, enquanto que a última defende uma concepção em que a sexualidade, longe de uma estreita ligação com o biológico, é permanentemente influenciada por narrativas históricas a respeito do tema e que tentam conformá-la de acordo com princípios normativos.

 
Alan Bronz

 

<< Clique aqui para ler o artigo completo >>

 
alan-bronz

 
Alan Bronz é psicólogo (PUC RJ), mestre em Psicologia Clínica (PUC RJ), especialista em Terapia de Família e Casal (ITF RJ) e membro em formação da Formação Freudiana.
 

Assuntos Textos interessantes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem Somos

Artigos

Livros

Links

Contato

Rio de Janeiro

Barra da Tijuca
Av. das Américas, 500
(Downtown) Bloco 21 / loja 143.
Telefone: {21} 3149 3375

Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 111/ sala 213.
Telefone: {21} 2266 3300

 

Instituição Psicanalítica fundada em 1992

© 2014 Formação Freudiana - formação em psicanálise | Web design: O Tao do Site