CURSOS DE FÉRIAS FORMAÇÃO FREUDIANA
Janeiro e fevereiro de 2024
Durante os meses de janeiro e fevereiro, a Formação Freudiana oferecerá seus tradicionais cursos de férias, com aulas híbridas ao vivo pela plataforma Zoom.
Terças-feiras de 2024 (16, 23, 30 de janeiro e 06 de fevereiro)
Valores
– Membros da FF, estudantes em graduação, pretos e indígenas:
isentos de pagamento.
– Profissionais de psicanálise e áreas afins:
1 curso: R$150,00
2 cursos: R$250,00
Inscrições pelo Whatsapp:
21 97721-2588
“Compartilhando experiências a partir da leitura de “A experiência nos limites””
Thais Klein
Horário: das 10h00 às 11h30.
Modalidade: on-line
Ementa: O livro “A experiência nos limites. Corporeidade, tempo e sentido” lançado em 2023 pela autora Thais Klein tem como objetivo mais amplo circunscrever uma noção de experiência a partir da psicanálise e para psicanálise, perpassando diferentes autores do pensamento analítico e da fenomenologia Trata-se de uma leitura com certa densidade em toda sua extensão e, nas palavras de Jurandir Freire Costa, “um estudo de referência sobre o tema das relações entre experiência e psicanálise.” Mais do que alargar nosso repertório teórico, o livro visa engendrar uma experiência entre o autor, os leitores e os diversos atores, entre psicanalistas, literários, filósofos, artistas e pessoas comuns, que compõem esta travessia. A publicação não é apenas o resultado de um processo, mas seu próprio início: cada leitor cria seu próprio livro e, coletivamente, o livro torna-se muitos. O objetivo do curso é compartilhar, com a autora, leituras dos capítulos do livro de modo a multiplicar as possibilidades deste escrito, bem como circunscrever suas diferenças e semelhanças. Os capítulos serão divididos em por encontro e espera-se uma conversa que possa também servir de abertura e aprofundamento para conceitos psicanalíticos e, sobretudo, para a própria experiência psicanalítica.
“Saúde mental e psicanálise”
Marcia Dias e Fernanda Dória
Horário: das 14h00 às 15h30
Modalidade: híbrido
Aula 1 – um breve histórico da Reforma Psiquiátrica e a importância da Psicanálise
Aula 2 – A psicose na saúde mental e na Psicanálise, um pouco da estrutura do SUS
Aula 3 – A psicanálise e a saúde mental na atualidade
Aula 4 – Fragmentos clínicos de experiências nos dispositivos de saúde mental
Em 2001, foi sancionada a lei da reforma psiquiátrica brasileira, que versava pelo fechamento gradual dos manicômios. Essa lei foi uma grande conquista dos trabalhadores da saúde mental, pois foi resultado das inúmeras movimentações sociais que envolvia lado a lado profissionais e pacientes.
A psicanálise teve uma contribuição importante dentro da Reforma psiquiátrica. Saúde mental e psicanálise são campos próximos. A reforma psiquiátrica tem como lema, além de uma sociedade sem manicômios, instituir um novo lugar social para a loucura.
Dar voz ao louco como cidadão se aproxima da máxima lacaniana que convocava os psicanalistas a não recuarem diante da psicose. Para a psicanálise, a saúde mental se constitui um campo fértil com interlocução de saberes e potência clínica.